anhembi - unidade 2 gestão de pessoas
Em 2006, em workshop sobre internacionalização de empresas, o Prof Arnaldo José França Mazzei Nogueira apresentou o artigo Relações de Trabalho e Internacionalização no Brasil, no qual afirma que: “Na perspectiva das relações de trabalho, as questões se ampliam porque envolvem um conjunto de temas relacionados às relações sociais entre trabalhadores e empregadores, formas de regulação, sindicatos, negociação, conflitos e os mercados de trabalho, políticas de recursos humanos das empresas, etc. Há tensões, conflitos e contradições que devem ser levados em conta e colocados em uma perspectiva mais substantiva e civilizadora que pressupõe processos de negociação entre trabalho e capital na dimensão tanto econômica como política”.
Com base nos aspectos abordados, pode-se dizer que no mercado de trabalho atual as relações que se estabelecem entre empresas e pessoas são dinâmicas e complexas, por que: Assinale a alternativa correta. Resposta Selecionada: b.
Sofre influencias do contexto onde se insere, tais como, mudanças econômicas, políticas, tecnológicas, na legislação, etc.
Resposta Correta: b.
Sofre influencias do contexto onde se insere, tais como, mudanças econômicas, políticas, tecnológicas, na legislação, etc.
Feedback da resposta: A relação que se estabelece entre empresas e pessoas é dinâmica porque implica em expectativas que estão sendo alimentadas: para a empresa a pessoa pode ser “aquele” profissional que ela necessita e tanto procura - que agregará valor desenvolverá conhecimento e competências e compartilhará com a organização. Para a pessoa, é a possibilidade de viabilizar sonhos – desafio profissional, desenvolvimento, retorno financeiro, conhecer novas pessoas, conquistar, além de sofrer influencias do contexto onde se insere.
Pergunta 20,2 em 0,2 pontos
Já faz algum tempo que a Gestão de Pessoas passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformação na organização, provocando