Anhanghera
Estrutura matricial
A organização matricial constitui uma das modalidades de organização cuja utilização tem sido bem sucedida em situações nas quais complexidade é maior desafio. É também denominada matriz ou organização em grade.
Características da estrutura matricial
Ao usar a estrutura matricial, a empresa evita escolher uma base de agrupamento sobre a outra, privilegiando uma em detrimento da outra. Na estrutura matricial o gerente de projeto ou de produto coordena os esforços do pessoal cedido pelas diversas áreas da empresa com pouca autoridade formal. Seu papel dentro da organização de em matriz e de integração e coordenação das tarefas e deve assegurar os serviços e recursos fornecidos pelo pessoal de suporte sobre os quais tem pouca ou nenhuma autoridade formal.o pessoal de suporte lotado nos departamentos funcionais presta consultoria informação ou fornece recursos.
Vantagens da estrutura matricial
1º A vantagem principal do desenho matricial estão ganho das vantagens de ambas as estruturas (funcional e por produtos)
2º Cada unidade ou membro individual do staff da estrutura matricial tem um chefe funcional e um chefe de projeto com isso pode levar a problemas de conflito disfuncional, em muitos casos pode apresentar ótimos resultados quanto ao desempenho.
3º Enfatiza a interdependência entre departamentos em vez de situar as fronteiras entre eles e proporciona oportunidades de delegar maior contribuição das pessoas e partição na tomada de decisão nos níveis mais baixos da hierarquia.
4º Foco no lucro. O único meio de assegurar elevado grau de responsabilidade pelo lucro é sobrepor um gerente de produto com responsabilidade pelo lucro do produto ou pela linha de produção.
5º A matriz é a utilização de equipes cruzadas (funcionais e por produto/projeto)
6º Resposta a turbulência ambiental, a matriz é uma resposta organizacional ao ambiente turbulento cuja relação