angiogenese
A angiogênese e etapa fundamental do processo de cicatrização, na qual novos vasos sanguíneos são formados a partir de vasos preexistentes.
A angiogênese ocorre em três passos principais:
1- Degradação da membrana basal com a formação de um botão vascular;
2- Migração das células endoteliais;
3- Maturação, formação e inibição de crescimento.
Os novos vasos participam da formação do tecido de granulação provisório e supre de nutrientes e de oxigênio o tecido em crescimento. De forma diferencial, a vasculogênese refere-se aos primeiros estádios do desenvolvimento vascular, durante o qual as células precursoras do endotélio vascular sofrem diferenciação, expansão e coalescência para formar a rede de túbulos primitivos do organismo.
Em um organismo adulto, sob condições normais, a angiogênese só ocorre no ciclo reprodutivo das fêmeas (no útero, com a formação do endométrio, e nos ovários, na formação do corpo lúteo). Dessa forma, a rede vascular se mantem quiescente, porem apresentando a capacidade de iniciar a angiogênese, principalmente durante a cicatrização. Em resposta a lesão tecidual, a angiogênese e processo dinâmico, finamente regulado por sinais presentes tanto no soro quanto na matriz extracelular local. Durante o processo cicatricial, a formação de novos vasos sanguíneos torna-se necessária para a formação do novo tecido de granulação, correspondendo as células dos vasos sanguíneos a cerca de 60% do tecido de reparo. A angiogenese ocorre na matriz extracelular do leito da ferida com a migração e estimulação miogênica das células endoteliais. A indução da angiogênese foi inicialmente atribuída ao Fator de Crescimento do Fibroblasto (FGF) acido ou básico. Subsequentemente, muitas outras moléculas foram identificadas, como angiogênicas, incluindo o Fator de Crescimento Endotelial (VEGF), TGF-β, angiogenina, angiotropina e angiopoetina-1 Baixa tensão de oxigenio28 e elevados níveis de acido lático e aminas bioativas29 também podem estimular a