Angelogia - teologia em foco
INTRODUÇÃO
Muito se tem escrito no mundo secular e religioso acerca dos anjos, explorando a credulidade de pessoas espiritualmente carentes e supersticiosas, induzindo-as à conceitos errados e falsos sobre o mundo espiritual. Nestas lições, procuraremos esclarecer a verdade e a realidade do assunto segundo a revelação feita pela Bíblia Sagrada. As Escrituras ensinam que há uma ordem de seres celestiais distinto da humanidade e da divindade. Quando consideramos os anjos, como em outras divisões da teologia sistemática, existe um vastíssimo campo para uso da razão, porque desde que o universo foi ordenado, esses seres entram em foco e continuarão presente pela eternidade. Os Anjos não são humanamente visíveis, cremos na veracidade da sua existência e cremos em tudo quanto a Bíblia afirma a seu respeito. Há um processo ordenado na história da criação que apresenta-se em três fases distintas como segue:
l. A criação das coisas espirituais.
Jó 38:1 - 7 Deus ao responder para Jó, que, quando os anjos foram criados nem o mundo material havia sido criado.
2. A criação das coisas materiais.
A criação material abrange todo o universo onde sua extensão nos dá uma visão da grandeza de Deus.
3. A criação da vida sobre a terra.
Deus formou o homem com uma vida material em combinação com o imaterial. Os anjos são apenas seres espirituais e os homens são seres espirituais e materiais.
DEFINIÇÕES
O vocábulo "ANJO" tal qual aparece nas versões correntes, vem de um termo hebraico "MAL' AKH" (malaque), no grego foi traduzido como" ANGELLOS" Em ambos os testamentos o termo " ANGELLOS" tem o significado de MENSAGEIROS DE DEUS.
ANGELOLOGIA = ANGELLOS + LOGIA
ANGELLOS = ANJOS
LOGIA = ESTUDO
Portanto, ANGELOLOGIA significa " Doutrina dos anjos "
I. NOMES APLICADOS AOS ANJOS
O termo anjo aplica-se a todas as ordens dos espíritos criados por Deus (Hb 1.14). Existem muitas outras citações similares