Angelo Projeto De Pesquisa Individual
Bolsista: Angelo Eduardo da Silva Hartmann
Orientador: Remi Schorn
Tema da Pesquisa: Auto-esclarecimento, conhecimento e crítica
Descrição (problema, justificativa, metodologia): O objetivo deste projeto é investigar as relações que Karl Popper (1902-1994) estabelece entre conhecimento e crítica no que diz respeito à auto emancipação pelo conhecimento e à expansão dos graus de liberdade humana.
Popper assume um compromisso filosófico com o Projeto do Esclarecimento, iluminando-o com seu holofote falibilista. Há uma tensão permanente entre o conhecimento que temos acerca do mundo e a nossa ignorância. Para Popper, podemos conceber o nosso conhecimento, no sentido objetivo, como limitado e a nossa ignorância, como infinita. As tentativas de profetizar o futuro e conferir às ciências e filosofias sociais o caráter científico resultam no irracionalismo e na revolta contra a civilização – ao mesmo passo que depositam toda confiança no destino e na necessidade histórica de cada época. Popper revigora a defesa da construção da liberdade através do conhecimento, da saída da minoridade intelectual, portanto, do auto-esclarecimento através daquilo que o autor chama de “Mundo 3” – o mundo dos produtos da mente humana. (O
“Mundo 1” é o mundo das relações físicas e o “Mundo 2” é o mundo da mente humana.) A posição filosófica assumida por Popper perpassa a reconstrução teórica de como compreendemos o mundo físico, o “eu” e as relações que a mente humana estabelece com as obras objetivas que a humanidade nos legou. A pesquisa incide principalmente sobre as conferências proferidas por Popper durantes as décadas de 70 e 80, publicadas como coletâneas de textos (cf. as três primeiras obras da bibliografia).
Bibliografia:
POPPER, K. Em busca de um mundo melhor. São Paulo: Martins, 2006.
________. El mito del marco comun. Barcelona: Paidós, 1997.
________. Textos escolhidos. (David Miller, Org.) Rio de Janeiro: Contraponto; Ed.