anestesia
Anestesia significa a eliminação completa da dor. Milhões de pessoas no mundo se submetem à algum procedimento que requeira a anestesia; seja em consultórios, seja em centros especializados. Neste último caso, a anestesia está nas mãos de profissionais especializados.
O anestesiologista é um médico formado por Faculdades de Medicina reconhecidas e credenciadas pelo Ministério de Educação, que fez a especialização em Anestesiologia, com duração de três anos e dedicação exclusiva com muitas horas de aulas teóricas e práticas.
Existem três tipos básicos de anestesia: a geral que produz perda completa das sensações sobre o corpo; a regional que produz a perda das sensações sobre partes específicas do corpo; e, a anestesia local que produz a perda de sensações sobre pequenas partes do corpo.
Definições:
Anestesia: Depressão do SNC resultando em perda da percepção e resposta aos estímulos ambientais. Analgesia: Percepção reduzida a um estímulo doloroso.
Sedação: Anestesia sem perda total dos reflexos. Anestesia geral: Característica básica: perda de reflexos Protetores (especialmente das vias aéreas).
Anestésicos Locais:
Anestésicos locais são substâncias que bloqueiam a condução dos impulsos quando em contato com tecido nervoso. Dependendo da concentração produzem desde bloqueio sensitivo até bloqueio motor, além de possuir efeito temporário e completamente reversível.
Anestésicos Gerais:
Tipos de Anestesia Geral
• Inalatória: uso somente de anestésicos inalatórios halogenados com ou sem N2O. Mais usa do em anestesia pediátrica.
• Endovenosa: Infusão contínua, ou usualmente em bomba.
• Balanceada: Uso de anestésicos inalatórios e venosos. Forma mais comum de anestesia geral, indução endovenosa em bolus e manutenção inalatória.
Fases da Anestesia Geral
• Indução: administração das drogas anestésicas, perda da consciência, controle das vias aéreas.
• Manutenção: controle do plano anestésico adequado durante