Anestesia fora do Centro Cirurgico
Introdução
No Brasil, estima-se que no ano de 2006 ocorreram 472.050 casos novos de câncer.
O câncer infantil representa cerca de 0,5 a 3% de todas as neoplasias, em geral, a incidência total de tumores malignos na infância é maior no sexo masculino.
A Leucemia Linfóide Aguda é o câncer de maior ocorrência em crianças, particularmente de 3 a 5 anos. Entre os Linfomas, o mais incidente na infância é o Linfoma não-Hodgkin. Os tumores do sistema nervoso, que predominam no sexo masculino, ocorrem principalmente em crianças menores de 15 anos, com um pico de idade de 10 anos, e representam cerca de 20% dos tumores infantis. O retinoblastoma é responsável por 2% dos tumores infantis. Nos EUA, o câncer constitui a segunda causa de mortalidade entre crianças e adolescentes abaixo de 15 anos de idade. A incidência anual estimada de câncer infantil é de 124 casos a cada 1 milhão de habitantes brancos, e de 98 casos por milhão de habitantes negros, sendo que são estimados 7 mil casos novos anualmente.
Anestesia para Biópsia de
Medula Óssea, Mielograma e
Quimioterapia Intratecal
Karina Bernardi Pimenta
Co-responsável do CET do Instituto Nacional do Câncer TSA/SBA
Especialista em Terapia Intensiva -AMIB
Anestesia fora do Centro Cirúrgico
246
Câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. As neoplasias mais freqüentes na infância são as leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). Também acometem crianças o neuroblastoma (tumor de gânglios simpáticos), tumor de Wilms (tumor renal), retinoblastoma (tumor da retina do olho), tumor germinativo (tumor das células que vão dar origem às gônadas), osteossarcoma (tumor ósseo), sarcomas (tumores de partes moles).
O progresso no desenvolvimento do tratamento do câncer na infância foi espetacular nas últimas quatro