ANEMIAS HEMOLITICAS
BIOQUIMICA
Matipó-MG
28de março de 2013
Curso de Enfermagem/Farmácia
ANEMIAS HEMOLITICAS
Trabalho apresentado do Curso de Enfermagem/Farmacia da Faculdade Vértice – UNIVÉRTIX, como requisito parcial a sua integralização.
Introdução
A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição de hemoglobinas na corrente sanguínea, que pode ter diversas causas que variam desde uma alteração genética até a má alimentação. Elas geralmente produzem sintomas como tontura, palidez, dor de cabeça, fraqueza, peles e mucosas ressecadas, e seu tratamento vai variar conforme a sua causa;má alimentação, consumo de poucos alimentos ricos em ferro,hemorragia de maneira súbita ou gradual por longos meses,destruição das células eritrócitos,falha na produção de células sanguíneas, falta do hormônio eritropoetina no sangue,doenças como leucemia,câncer; doenças do fígado, úlcera gástrica e outras.
Anemias Hemolíticas
Esferocitose Hereditária
Em geral, a esferocitose hereditária é herdada como um traço autossômico dominante e afeta cerca de 220 indivíduos a cada 1 milhão de pessoas em todo o mundo. Foi descrita uma rara variante autossômica recessiva da esferocitose hereditária.
Devido à perda de membrana de superfície, os eritrócitos assumem um formato microesferocítico e, assim, não conseguem se deformar o suficiente para passar pela vasculatura esplênica. Como consequência, há captura esplênica dos eritrócitos, hemólise e aumento compensatório da produção de hemácias. Os defeitos de membrana subjacentes levam ao brotamento de vesículas de membrana sob condições de depleção metabólica. Estas vesículas de membrana são enriquecidas com fosfolipídios oriundos da bicamada, assim como as proteínas transmembrânicas associadas . As lesões moleculares subjacentes parecem consistir em deficiências de espectrina, espectrina-anquirina, faixa 3 e faixa 4,2