Anemia
Anemia é geralmente definida como uma redução da massa de eritrócitos e /ou da concentração da hemoglobina no sangue. Para definir melhor uma anemia, deve-se também considerar o estado hemodinâmico, isto, é verificar se a quantidade de oxigênio transportada pelos eritrócitos é suficiente para a demanda metabólica e se há compensação cardiovascular. Como por exemplo, pacientes com cardiopatia congênita ou insuficiência respiratória crônica podem ter valor de hemoglobina considerado normal, porém não suficiente para suprir o transporte de oxigênio adequado para as demandas teciduais.
Anemia nutricional é o estado em que a concentração de hemoglobina no sangue é baixa devido à carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a sua origem é, sem dúvida, o tipo de anemia mais freqüente em nosso meio. Os nutrientes mais envolvidos na etiologia são o Ferro, Vitamina B12 e ácido fólico.
Anemias não nutricionais são causadas por fatores genéticos ou por exposição a agentes químicos e medicamentos.
Tipos de anemias quanto à morfologia celular
Normocrônica Normocítica – é uma anemia acompanhada por uma deficiência de todos os elementos formandos no sangue; pode ser causada pela exposição a agentes químicos tóxicos, radiação ou medicações, a causa é freqüentemente desconhecida.
Anemia Macrocítica – é uma anemia caracterizada por hemácias maiores que as normais, volume corpuscular médio e hemoglobina corpuscular médio aumentados. A anemia perniciosa é um tipo de anemia macrocítica que é causa de por deficiência de Vitamina. B12, secundária a fatores intrínsecos. A anemia perniciosa é também uma anemia megaloblática que é a presença de progenitora de hemácias grandes, anormais e imaturas na medula óssea, caracterizada por vários defeitos na síntese de DNA, mas 95% dos casos são devido à deficiência de Vitamina. B1 Anemia Microcítica – é uma anemia caracterizada por eritrócitos menores que o normal e menos hemoglobina circulante;