Anemia na Adolescência
Justificativa: O tema anemia nos interessa porque segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de ferro (um dos principais fatores da causa da anemia) é um dos 10 fatores que atuam negativamente no organismo diminuindo a expectativa de vida. E assim orientar que a anemia Nutricional é freqüentemente encontrada em crianças e adolescentes, e que podem ser evitadas através de mudanças de hábitos.
Publico alvo: Pais e adolescentes.
Objetivo: Orientar crianças e adolescentes sobre os malefícios que a anemia pode trazer para o seu desenvolvimento e expectativa de vida.
O que é anemia?
A anemia é um distúrbio do sangue caracterizado pela diminuição da quantidade de hemoglobina, o pigmento que confere cor aos glóbulos vermelhos – também chamados de hemácias ou eritrócitos –, cuja função é transportar oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. A diminuição da hemoglobina determina déficit de oxigênio em todos os órgãos do corpo. Contudo, os mais afetados por essa condição são mesmo o sistema nervoso central, o coração e os músculos.
A anemia é a doença crônica de maior freqüência em todo o mundo e tem especial predileção por crianças e adolescentes, Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população mundial são anêmicas.
Células hemácias.
Tipos de anemia comuns na adolescência
A anemia pode ocorrer devido à deficiência de um ou mais nutrientes no organismo, como o ferro, vitamina B12 e/ou ácido fólico.
Iremos comentar agora alguns tipos de