Anelídeos
BIOLOGIA
ANELÍDEOS
SÃO PAULO
2014
VITAL FOGAÇA DE ALMEIDA
BIOLOGIA
ANELÍDEOS
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
1 ANELÍDEOS 4
2 CIRCULAÇÃO 5
3 RESPIRAÇÃO 6
4 REPRODUÇÃO 7
5 CARACTERÍSTICAS 9
5.1 Classificações 10
5.1.1 Classe Polychaeta 10
5.1.2 Classe Oligochaeta 10
5.1.3 Classe Hirudínea 11
6 MODO DE VIDA 12
6.1 Habitat 12
6.2 Sustentação e Locomoção 12
6.3 Alimentação 12
7 CONCLUSÃO 13
8 BIBLIOGRAFIA 14
INTRODUÇÃO
Os anelídeos são animais invertebrados de corpo alongado, segmentado e mole. O corpo dos anelídeos é composto por uma cabeça numa das extremidades e uma cauda em outra extremidade. Esses animais desempenham um papel muito importante para o meio ambiente, pois contribuem para a manutenção do solo.
Neste trabalho iremos ver sobre a sua circulação, respiração, reprodução, principais características e seu modo de vida.
1 ANELÍDEOS
Os anelídeos (Annelida, do latim annelus, pequeno anel + ida, sufixo plural) são um filo de animais portadores de metâmeros, segmentados, o qual inclui as minhocas, poliquetas e sanguessugas. Existem mais de 200.000 espécies destes animais em praticamente todos os ecossistemas, terrestres, marinhos e de água doce. Encontram-se anelídeos com tamanhos de menos de um milímetro até mais de 5 metros.
A característica mais peculiar do filo é a metametria, ou seja, a divisão do corpo em partes similares, ou segmentos, que estão dispostos em uma série linear ao longo ântero-posterior.
Os anelídeos são animais com corpo alongado, com simetria lateral, segmentado, triblásticos, protostómios e celomados, ou seja, com a cavidade do corpo preenchida de um fluido, onde o intestino e os outros órgãos se encontram suspensos.
A maioria dos