Anelídeos
Os anelídeos são animais que pertencem à linhagem dos celomados com metameria. Pode-se notar mesmo externamente a segmentação do corpo, formado por vários anéis, característica que deu nome ao filo. Os representantes mais conhecidos do grupo são as minhocas (classe Oligochaeta: oligoquetos) e as sanguessugas (classe Hirudinea: hirudíneos), mas existe outro grupo com grande número de espécies abundante no ambiente marinho: o dos poliquetos (classe Polychaeta). Do mesmo modo que os moluscos, os anelídeos também possuem sistema digestório com boca e ânus e sistema excretor formado por metanefrídios. No entanto, o sistema circulatório é do tipo fechado, como acontece com os cefalópodes dentro do grupo dos moluscos. A respiração pode ser cutânea ou ocorrer por meio de projeções especiais do corpo que formam brânquias modificadas. O sistema nervoso é formado por vários gânglios ligados entre si por cordões nervosos. Em cada segmento encontra-se um par de gânglios, refletindo a característica metamérica do corpo.
Classificação
A classificação dos Anelídeos está dividida em três grupos:
Classe Oligochaeta ou Oligoquetos (oligo = pouco; chaeta = cerdas) → são anelídeos com poucas cerdas no corpo, possuindo uma região epidérmica espaçada, o clitelo, sendo responsável pela síntese de um casulo que abrigará os ovos fecundados durante a reprodução.
Exemplo: As minhocas.
Classe Polychaeta ou Poliquetos (poly = várias; chaeta = cerdas) → são anelídeos portadores de inúmeras cerdas inseridas em projeções laterais ao corpo, formando estruturas denominadas parapódios que auxiliam na locomoção. Esses animais são desprovidos de clitelo. A maioria das espécies deste grupo se reproduz sexuadamente, possuindo fertilização externa que resulta na formação de larvas livre nadantes.
Exemplo: Nereis (organismo marinho).
Classe Hirudínea ou Hirudíneos → anelídeos sem cerdas e com ventosas bucais e na região posterior do corpo. São hermafroditas,