anelideos
1. (Unicamp) O jornal "O Estado de São Paulo" de 2 de agosto de 1997 noticiou a descoberta de "colônias de vermes desconhecidos escondidos em metano congelado emergindo do fundo do mar (...) As criaturas parecem pertencer a uma espécie nova na família dos organismos conhecidos como poliquetos (...). Elas parecem cegas, mas têm bocas, aparelho digestivo e um sistema de circulação complexo."
As características mencionadas não permitem classificar esses novos organismos como poliquetos.
a) A que filo pertencem os poliquetos?
b) Cite duas características que, em conjunto, permitiriam identificar esses animais como poliquetos.
c) Quais são as outras duas classes deste filo? Dê uma característica de cada uma que as diferencie dos poliquetos.
2. (Unicamp) Sob a denominação de "vermes", estão incluídos invertebrados de vida livre e parasitária como platelmintos, nematódeos e anelídeos.
a) Os animais citados no texto apresentam a mesma simetria. Indique qual é essa simetria e dê duas novidades evolutivas associadas ao aparecimento dessa simetria.
b) 'Hirudo medicinalis' (sanguessuga), 'Ascaris lumbricoides' (lombriga) e 'Taenia saginata' (tênia) são exemplos de parasitas pertencentes a cada um dos filos citados que podem ser diferenciados também pelo fato de serem endoparasitas ou exoparasitas. Identifique o filo a que pertencem e separe-os quanto ao modo de vida parasitária.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Puccamp) ENERGIA
A quase totalidade da energia utilizada na Terra tem sua origem nas radiações que recebemos do Sol. Uma parte é aproveitada diretamente dessas radiações (iluminação, aquecedores e baterias solares, etc.) e outra parte, bem mais ampla, é transformada e armazenada sob diversas formas antes de ser usada (carvão, petróleo, energia eólica, hidráulica, etc).
A energia - incluindo a luz visível e as radiações ultravioleta e infravermelha - é um dos componentes abióticos dos ecossistemas e juntamente com a atmosfera e o solo deve