anel carregado
CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE – CCTS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CAMPUS VIII/ ARARUNA-PB
Aluno: eu
Matrícula: 121670252
Turma: 2012.1
MEDIDAS COM PAQUÍMETRO
DATA
05/06/2013
Sumário
Introdução
Objetivo
Descrição experimental
Resultados
Conclusão
Referência bibliográfica
Introdução
Quando começamos a estudar física aprendemos primeiro a medir as grandezas físicas. A partir daí aprendemos o que é unidade, que é a medida de uma grandeza física. Também definimos um padrão, que é uma referência a ser comparada com todos os outros exemplos de grandeza. Determinadas grandezas físicas, como o comprimento, a massa e o tempo, foram escolhidas como grandezas fundamentais, definidas em termos de um padrão de medidas por uma unidade.
Quando medimos várias vezes uma mesma grandeza notamos que nem sempre os resultados são iguais, mostrando que obter uma medida exata é impossível, pois sempre ocorrerá erro na hora da medição. Porém, quanto maior o número de medidas obtidas, mais próximo estará o valor médio do valor real da grandeza. Por isso, sempre devemos levar em consideração o erro quando medimos algo.
A forma correta de expressar o resultado de uma medida é a seguinte:
(Medida ± Erro ou Incerteza ) unidade
Na qual, para várias medidas, o valor da medida é a média de todos os valores medidos. Obtidos por:
Que serve tanto para medidas diretas quanto indiretas, respeitando a quantidade de algarismos significativos. Ao se tomar várias medidas de uma grandeza, o desvio padrão caracteriza o grau de dispersão das medidas em torno do valor médio. Quanto maior o desvio padrão, mais espalhados estão os valores e menor é a certeza sobre o valor médio da medida.
O erro da medida é representado pelo desvio padrão da média, calculado por:
Assim, a medida deverá ser representada da seguinte forma:
Representação da medida: unidade.
Se for