Anel Benzênico, Ponto de Fusão, Ebulição e Estado dos Compostos, Pontos de Fusão e Ebulição dos Compostos Apolares e Polares, Solubilidade e Densidade
Benzeno é um líquido incolor extremamente inflamável, C6H6, obtido comercialmente pela destilação do pixe de carvão vegetal. Utilizado como solvente para gorduras e na fabricação de lacas, inúmeras tinturas, e na fabricação de um vasto número de outras substâncias orgânicas. O anel benzênico é uma unidade estrutural que existe em moléculas de compostos orgânicos aromáticos, consiste de um hexágono de seis átomos de carbono, com um átomo de hidrogênio ligado a cada um dos átomos de carbono. Nos derivados do benzeno, um ou mais dos hidrogênios são substituídos por outros elementos ou grupos de átomos.
Por muito tempo, os químicos não conseguiram descobrir qual seria a fórmula estrutural do benzeno. Todas as estruturas propostas não explicavam as reações que envolviam esse composto e seu comportamento químico.
A resposta para essa intrigante busca veio em 1865, por meio do químico alemão Friedrich August Kekulé Von Stradnitz. Kekulé obteve ajuda para desenvolver a estrutura do benzeno, através de um sonho onde ele viu uma cobra mordendo a própria cauda. Foi inclusive Kekulé que propôs e confirmou a tetravalência do carbono.
Ele decidiu chamar ao composto benzina, devido a sua relação com o ácido benzoico, um composto conhecido na época. Mais tarde, o nome passou a ser benzeno.
A reatividade do Benzeno não pode ser comparada com a reatividade de cadeias abertas que possuem ligações duplas. A grande estabilidade do Benzeno faz com que ele reaja de maneira diferente. Por exemplo, uma reação conhecida é a de adição de Bromo em uma dupla ligação. A ligação é quebrada e cada átomo de Bromo se adiciona a cadeia como se fosse um Hidrogênio. Isso não acontece no Benzeno. Nele acontece uma substituição eletrofílica aromática, isso é um dos Hidrogênios é substituído por um dos Bromos.
As ligações duplas são formadas por uma ligação Sigma, mais forte, e uma ligação Pi, mais fraca e mais “solta”. Além disso, no caso do anel