Andy warhol
Estudou no liceu de Schenley onde frequentou as aulas de arte, assim como as aulas do Museu Carnegie. Acabou a licenciatura com uma Referencia honrosa em desenho, indo viver para Nova Iorque em Junho de 1949 começou a trabalhar como ilustrador de importantes revistas, como Vogue, Harper's Bazaar e The New Yorker, além de fazer anúncios publicitários e displays para vitrines de lojas.
Começa aí uma carreira de sucesso como artista gráfico ganhando diversos prêmios como diretor de arte do Art Director's Club e do The American Institute of Graphic Arts. Fez a sua primeira mostra individual em 1952, na Hugo Galley onde exibe quinze desenhos baseados na obra de Truman Capote . Em 1960 , passa a usar conceitos de publicidade nas suas obras , com o uso de cores fortes e brilhantes, usando tintas acrílicas e assinando “Warhol”. renova o movimento conhecido como pop art, ao gerar mecanicamente inúmeras cópias de seus trabalhos, através de uma técnica denominada serigrafia - processo de reprodução de imagens sobre papel, madeira, vidro, entre outros materiais, o qual utiliza uma moldura com tela de seda; a tinta passa através das malhas permeáveis, que correspondem à imagem a ser impressa, permanecendo as restantes impermeáveis à tinta.
Chegou à fama com a sua famosa obra lata de sopa campbell , fez sobretudo trabalhos por encomenda, retratados diversas personalidades como a matilyn monroe, elvis Presley, etc. As colagens e a utilização de matéria-prima descartável foram outras técnicas privilegiadas por Andy
“No futuro, toda a gente será célebre durante quinze minutos” criador da frase