Andy Warhol Bibliografia
Andrew Warhola, mais conhecido como seu nome artístico de Andy Warhol, nasceu na cidade de Pittsburgh, Estados Unidos, em 6 de agosto de 1928. Filho de Andrej Varhola e Julia Zavacká, seus pais migraram da Eslováquia para o país, onde tiveram mais três filhos além do artista. Seu pai imigrou para a américa do norte fugindo da Primeira Guerra Mundial, deixando sua noiva para trás. Apenas depois de alguns anos, Julia Zavacká foi em busca de sua nova vida e seu marido.
Em seus primeiros anos na escola primária, Warhol teve uma doença que afetou seu sistema nervoso, que provocava movimentos corporais involuntários e falta de coordenação. Por causa de sua efermidade, o pintor se tornou excluso, passando muito tempo de sua infância confinado a uma cama. Nesses momentos, o artista desenhava, ouvia rádio e colecionava imagens de estrelas de cinema ao redor de seu leito. Mais tarde, Andy descreveu esse período como sendo de grande importância para a construção de sua personalidade e para seu lado artístico.
Aos 17 anos, no ano de 1945, engressou no Instituto de Tecnologia de Carnegie, atual Universidade de Carnegie Mellon, em sua cidade natal, para se graduar como designer. Logo após se formar, Warhol se mudou para Nova York e iniciou sua carreira como ilustrador em revistas de grande visibilidade, como The New Yorker, Vogue e Harper’s Bazaar, e até mesmo em gravadoras como a Columbia Records. Além desses trabalhos, ele também fazia anúncios publicitários e displays para vitrines de lojas, fazendo com que sua carreira como artista plástico fosse reconhecida e ganhando os prêmios como o diretor de arte do Art’s Director’s e do The american Institute of Graphic Arts.
Após se firmar como artista gráfico, Andy passou a fazer pinturas e desenhos, em 1950, tendo sua primeira mostra individual dois anos após sua iniciação na Hugo Gallery. Sua exibição contava com quinze desenhos, baseados nas obras de Truman Capote, escritor