andreia
PRINCÍPIOS:
Nas células eucarióticas o DNA encontra-se no núcleo.As células vegetais possuem parede celular.A maceração destrói as paredes celulares eas membranas plasmáticas.Os detergentes emulsionam as gorduras.A filtração retém alguns constituintes maior ese é permeável a moléculas como o DNA.O NaCl dissolvido na água dissocia-se em Na+e Cl-.O DNA em solução possui carga negativa devido à ionização do grupo fosfato.O álcool desidrata as moléculas de DNA,precipitando as.A fuchscina do reagente de Schiff retoma a cor vermelha em contacto com o DNA na reacção de Feulgen
CONCEITOS:
Filamentos de DNA
ACONTECIMENTOS/OBJECTOS
Triturou-se o Quivi com uma solução de água destilada, sal e detergente. Filtrou-seo produto obtido sucessivamente por papel de filtro e algodão hidrófilo. Adicionou-se álcool refrigerado.Os filamentos obtidos foram corados pela reacção de Feulgen mergulham do sucessivamente em água destilada, ácido clorídrico, novamente água destilada e reagente de Schiff .
CONHECIMENTO ADQUIRIDO
Uma vez que o DNA das células vegetais está localizado nos núcleos, para poder ser extraído é necessário destruirn uma primeira fase as paredes celulares e as membranas plasmáticas e, posteriormente, os invólucros nucleares. A primeira fase é conseguida com a maceração do material biológico utilizado. Os detergentes emulsionam as gorduras logo vão terminar a destruição das membranas plasmáticas e desfragmentar as membranas nucleares.Para fazer a separação do DNA dos fragmentos celulares entretanto formados utiliza-se a técnica da filtração. O grupo fosfato confere ao DNA uma carga negativa que é neutralizada com a ligação ao Na+,resultante da dissociação do NaCl em água. Ao impedira repulsão eléctrica entre moléculas carregadas negativamente, este processo permite que asmoléculas de DNA se agreguem de modo a formar filamentos espessos e compridos (logo mais visíveis). O álcool, à temperatura utilizada (aproximadamente-20ºC)