Ancilostomose (Resumo)
O que é?
Ancilostomose é uma verminose que pode ser causada por três tipos de vermes: o Necator americanus e outros dois do gênero Ancylostoma, o A. duodenalis e o A. ceylanicum.
As formas adultas desses parasitas se instalam no aparelho digestivo dos seres humanos, onde, fixadas no intestino delgado, nutrem-se do sangue do hospedeiro.
Como acontece?
As larvas, uma vez no solo, penetram no nosso organismo através do contato direto ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados.
Quando em nosso organismo, as larvas atingem a corrente sanguínea, passando por vários órgãos e chegando ao intestino delgado, onde se reproduzem, lançando seus ovos juntamente às fezes.
Já no solo os ovos se rompem e as larvas são soltas. Estas estão livres para penetrar na pele de qualquer indivíduo.
Quais os sintomas?
Em razão da presença de um aparelho bucal munido de dentículos, os vermes rasgam as paredes intestinais, sugam o sangue e provocam hemorragias e anemia, que servem como porta de entrada para outras complicações como transtornos de crescimento, desnutrição profunda e amenorreia (interrupção da menstruação).
Antes disso é comum a palidez (o que caracteriza o nome popular de amarelão), desânimo, dificuldade de raciocínio, cansaço e fraqueza.
A doença é particularmente perigosa para as grávidas, pois pode afetar o desenvolvimento do feto, e para as crianças, retardando (por vezes de modo irreversível) seu desenvolvimento mental e físico.
Como prevenir?
Como as larvas se encontram no solo, o uso de calçados é essencial. Medidas sanitárias e de educação, tais como construir redes de saneamento básico, lavar bem e com água potável frutas, verduras e legumes, beber somente água tratada e ter o máximo de cuidado quanto ao local destinado ao lazer das crianças, são fortes meios de prevenção.
Como tratar?
Após a identificação da doença (por sintomas como anemia, palidez, afecções pulmonares, fezes com rajadas de sangue e