Anaximandro de Mileto
ANAXIMANDRO DE MILETO
Desde o inicio dos tempos e ao longo de toda história da humanidade o homem procura por respostas para explicar a origem e a razão do universo e o sentido da própria existência. Grandes pensadores se propuseram a tentar responder a essa questão, dentre eles temos o pensamento do grande filósofo pré-socrático Anaximandro de Mileto. Baseado na razão e através de muita reflexão ele desenvolveu importantes teorias. Veremos nesse trabalho a teoria do apeíron, o cosmos e a teoria da multiplicidade dos mundos.
BIOGRAFIA DE ANAXIMANDRO DE MILETO
Anaximandro de Mileto (610 a.C.-547 a.C) foi um importante filosofo que viveu na Grécia antiga, especificamente na cidade de Mileto. Filho de Praxíades foi sucessor e discípulo de Tales. As poucas informações que temos a respeito da vida de Anaximandro de Mileto foi transmitida por relatos doxográficos descritos por Teofrasto. Esses relatos afirmam que Anaximandro além de filosofo também era geógrafo, matemático, astrônomo e político. Sendo ele um filosofo pré-socrático investigava os fundamentos da natureza buscando a arché, o principio de todas as coisas. Os relatos doxográficos nos dão conta de que escreveu um livro, intitulado “Sobre a Natureza”, tido pelos gregos como a primeira obra filosófica no seu idioma. Atribui-se a ele a confecção do primeiro mapa-múndi com a descrição de todo o mundo conhecido de sua época, a invenção do relógio de sol e a introdução e uso do gnómon (esquadro). Foi considerado o iniciador da astronomia grega por ter realizado a medição da distância entre as estrelas e o calculo de suas magnitudes.
SEU PENSAMENTO CIENTÍFICO E AS SUAS PRINCIPAIS TEORIAS.
O ÁPEIRON
Conforme relato doxográfico Anaximandro foi o primeiro a empregar a palavra arkhé, e, portanto o primeiro a elaborar o conceito de principio de todas as coisas. Para Anaximandro o principio das coisas- o arché não era algo visível, era substância