ANATOMOFISIOLOGIA HUMANA
ANATOMOFISIOLOGIA HUMANA
CITOLOGIA
HISTOLOGIA
SISTEMAS OSTEO-ARTICULAR E MUSCULAR
2
ANATOMOFISIOLOGIA HUMANA
I - INTRODUÇÃO
Anatomia humana é o estudo da descrição do corpo humano e do modo como as suas estruturas se relacionam entre si. De uma forma genérica anatomia é o estudo da estrutura dos seres organizados.
Fisiologia consiste no estudo do funcionamento da matéria viva, procurando explicar os factores físicos e químicos responsáveis pela origem, desenvolvimento e progressão da vida. A fisiologia humana será, no fundo, o estudo de como as diferentes estruturas do corpo humano se desenvolvem e de como funcionam para permitirem a vida.
O corpo humano é o alvo do nosso trabalho, é com o corpo humano que vamos lidar diariamente, daí a necessidade de o estudar e conhecer minuciosamente. O ser humano é um organismo complexo. Biomoléculas organizam-se em agregados mais complexos com funções específicas nos processos biológicos formando os organelos.
Múltiplos organelos de diferentes tipos e com funções distintas combinam-se em unidades delimitadas por membranas formando as células, cada célula constitui a unidade mais pequena que é capaz de manifestar as características inerentes a um ser vivo.. Células com as mesmas funções e características agregam-se para formar o tecido. Diferentes tecidos agregam-se para formar o órgão e diferentes órgãos, implicados num objectivo comum, combinam-se para formar o sistema. O conjunto de sistemas forma o organismo capaz de múltiplas actividades que caracterizam a vida humana.
Ao estudar o corpo humano podemos cair no erro de o ver, apenas, como um agregado de componentes moleculares que se combinam para formar estruturas mais ou menos complexas. Não podemos esquecer que para além do corpo humano, está um ser humano, homem ou mulher, com sentimentos, gostos, preferências, opiniões e direito à dignidade de tratamento. O ser humano é um todo que não se pode dissociar.
A forma mais directa de