Anatomia
1- Antigamente a nomina anatômica era usada de uma forma diferente, pois quem descobria uma peça nomeava ela conforme seu movimento. Ao passar do tempo quando as regras se mudaram, as nominas anatômicas poderiam apenas ser escritas ou pronunciada a partir da ordem de: 1° grego ou Latim, só após isso poderia ser convertido pra língualocal. Em alguns casos como nas vertebras podem apenas ser separadas por números romanos, por exemplo: C-IV-Cervical (quarta vertebra da cervical).
2- Plano: Superior e Inferior / Eixo: longitudinal
Plano: Lateral esquerdo e direito/ Eixo: transversal
Plano: Anterior e posterior/ Eixo: sagital
3- Normal é quando a estrutura do corpo não tem nenhuma mudança e o corpo funciona normalmente.
Variação seria um desvio do padrão normal, ou seja, com pequenas alterações , porém sem comprometimento com a função, exemplo: 6 dedos.
Anomalia é o desvio do padrão normal, porém com prejuízo e variações que comprometem a função, exemplo: síndrome de down.
Monstruosidade é o desvio do padrão normal com grave alteração na morfologia funcional e que normalmente são compatíveis com a vida, exemplo: gêmeos que nascem grudados.
4- Anterior (ventral), posterior (dorsal), superior (cranial), inferior (caudal), lateral (orelhas, etc), medial (olho,hálux,etc), médio, intermédio(bochecha,etc), mediano(boca,nariz,mento,etc).
5- A posição anatômica é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo. As discussões sobre o corpo, o modo como se movimenta, sua postura ou a relação entre uma e outra área assumem que o corpo como um todo está numa posição específica chamada posição anatômica. Deste modo, os anatomistas, quando escrevem seus textos, referem-se ao objeto de descrição considerando o indivíduo como se estivesse sempre na posição padronizada.
6- As variações são individuais e são decorrentes dos seguintes fatores, como