Anatomia
Incisivos (I): Possuem função de cortar.
Caninos (C): Possuem função de dilacerar.
Pré-Molares (PM): Possuem as funções de dilacerar, prender e triturar.
Molares (M): Possuem as funções de prender e triturar.
Equinos: O primeiro dente pré-molar superior permanente geralmente é ausente, quando presente é chamado de "dente do lobo" e, geralmente, é extraído. Apenas os machos apresentam dentes caninos, portanto o número total de dentes na fêmea é 36-38.
Bovinos: Dentes decíduos (DD): 20 Dentes permanentes (DP): 32 Suínos: Dentes decíduos: 28 Dentes permanentes: 44 Cães: Dentes decíduos: 28 Dentes permanentes: 42 Felinos: Dentes decíduos: 26 Dentes permanentes: 30
O fígado dos animais domésticos têm diferenças anatômicas. Mostre por meio de desenhos todas as estruturas (com suas posições) do fígado dos bovinos, pequenos ruminantes, equinos, suínos e carnívoros:
O fígado localiza-se na parte mais cranial do abdome, imediatamente atrás do diafragma.
O fígado adulto interpõe-se entre o diafragma cranialmente e o estômago e a massa intestinal caudalmente. Embora ultrapasse o plano mediano, a maior parte fica à direita em todas as espécies. Não é assim tão assimétrico no cão, sendo as proporções à direita e à esquerda do plano mediano de cerca de 3:2.
Superfície caudal do fígado das diferentes espécies domésticas
O fígado é nitidamente dividido em lobos por uma série de fissuras que se estendem interiormente a partir da borda ventral. O padrão teórico - que estabelece os lobos lateral esquerdo, medial esquerdo, lateral direito, medial direito, quadrado e caudado do fígado canino.
Figura SEQ Figura \* ARABIC 1:Superfície visceral do fígado de carnívoros.
Figura SEQ