anatomia
Primeiramente vamos ver o que é Posição anatômica
É a posição usada para poder descrever a localização de uma lesão ou estrutura.
Cabeça, olhos e palma das mãos (com dedos estendidos) voltados anteriormente. Braços unidos ao corpo. Membros inferiores unidos, pés paralelos e voltados anteriormente.
Planos anatômicos do corpo: Mediano: é o plano vertical que corta o corpo longitudinalmente, dividindo-o em duas metades (direita e esquerda). O plano corta as linhas medianas das superfícies anterior e posterior do corpo. Coronal ou Frontal: são planos verticais que atravessam o corpo formando ângulos retos com o plano mediano, dividindo o corpo em parte anterior (frontal) e posterior (dorsal).
Transverso: são planos horizontais que atravessam o corpo formando ângulos retos com os planos mediano e frontal, dividindo o corpo em parte superior e inferior.
Sagital: são planos verticais que atravessam o corpo paralelamente ao plano mediano.
Movimentos em plano coronal: abdução e adução;
ABDUÇÃO – é uma posição ou movimento do segmento, no caso a coxa, afastando-se da linha mediana, independentemente de qual o segmento que se move. A abdução do quadril ocorre quando o segmento da coxa move-se se afastando da linha mediana ou o segmento pélvico aproxima-se da coxa, como ao inclinar-se para o lado enquanto de pé sobre uma perna.
ADUÇÃO – é uma posição ou movimento aproximando-se da linha mediana do corpo
Movimentos em plano mediano: flexão e extensão
Flexão: curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo. Extensão: endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes do corpo.
Movimentos em plano transverso: rotação gira em torno do eixo longitudinal. Ex: cabeça
Definições:
Eixo: reta que passa pelo centro de um corpo e em volta da qual esse corpo executa movimento de rotação.
Planos: superfície plana limitada.Os membros superiores humanos possuem diversos ossos. Um exemplo é a clavícula