anatomia
A clavícula é um osso presente no esqueleto humano que liga os membros superiores ao tronco. É um osso subcutâneo e palpável e é classificada como osso longo, porém sem cavidade medular (medula óssea), mas com partes cortical (compacta) e esponjosa (trabecular). O formato dela é de um "s", com os dois terços mediais dela sendo convexos anteriormente e o terço lateral sendo côncavo anteriormente (a junção do terço medial com o terço lateral é onde mais ocorre fraturas nesse osso).
Os principais acidentes ósseos deste osso são os seguintes:
Impressão do ligamento costoclavicular (onde a primeira costela passa pela clavícula. Mais medial)
Sulco do músculo subclávio (mais inferior)
Tubérculo conóide (mais lateral)
Face articular acromial (onde a clavícula articula com o acrômio da escápula) face articular esternal (onde a clavícula articula com o manúbrio do esterno)
Escápula
Classificação:
Tem forma triangular e se encontra sobre a face dorsal do tórax. Em sua parte posterior apresenta uma crista que se dilata no acrômio. Este dobrando- se para a frente articula-se coma extremidade acromial da clavícula. Na cabeça da escápula esta situada a cavidade genoidal, onde se articula com a cabeça do úmero. O corpo da escápula é laminar e coberto de músculos.
Principais acidentes ósseos da escápula:
Margem superior, margem medial, margem lateral, ângulo superior, acrômio, ângulo acromial, espinha da escápula, fossa supra-espinhal, fossa infra-espinhal, incisura supra – escapular, fossa subescapular, processo coracóide.
Úmero
Classificação: O úmero é um osso longo e o maior do membro superior articulando com a escápula, o rádio e com a ulna através das articulações do ombro e do cotovelo, apresentando em sua anatomia duas epífises proximal e distal e uma diáfise constituídas por dezesseis acidentes ósseos.
Principais acidentes ósseos do úmero Cabeça do úmero; Tubérculo maior; Tubérculo menor; Crista