anatomia
O objetivo básico do mecanismo de tolerância é amadurecer e eliminar linfócitos auto-reativos, ou seja, com potencial de auto-degeneração do organismo. Saem deste processo os linfócitos sem potencial de ataque ao self e portanto capazes de atacar o non self. Quando estudarmos os processos de seleção do timo e da medula óssea, ficará mais claro o que estamos tentando entender agora.
Ocorre maturação e seleção de linfócitos T no timo e de linfócitos B na medula óssea.
Medula óssea A medula óssea realiza hematopoese ou geração de células sanguíneas. Dentro deste sistema é gerado os progenitores linfóides e mielóides, como visto anteriormente, precursores das células do sistema imune. Além da maturação de linfócitos B, os quais participam ativamente na resposta imune adaptativa, os outros leucócitos, com excessão de linfócitos T, também são amadurecidos neste órgão.
Os linfócitos B durante a gestação em mamíferos, inclusive no homem, são produzidos pelo fígado fetal e posteriormente é transferida esta função para a medula óssea. Este tipo de linfócito é reconhecido e marcado inicialmente na medulá óssea por suas imunoglobulinas de membrana (cadeia μ).
Concentremos por enquanto na medula óssea como:A medula óssea participa do processo de seleção dos infócitos B adequados para o encaminhamento aos órgãos linfóides secundários e também a periferia corpórea.
O processo de seleção de linfócitos B pela medula óssea e de linfócitos T pelo timo é abordado com maior clareza no capítulo sobre ontogenia de linfócitos.
Timo É no timo que ocorre maturação de linfócitos T, em processo semelhante ao descrito sobre a medula