Anatomia
Alexandre G. Pretti
R.A 1119745
Portfólio Anatomia Humana
Benefícios da Atividade Física para o Aparelho Locomotor Passivo.
Profa. Rosana Iara Carolli
Centro Universitário Claretiano
RIO CLARO
2014
A atividade física cada vez mais está sendo motivo de estudos bem complexos e se tornando uma ferramenta importantíssima para contribuir com a melhoria da saúde de todos.
Os benefícios que a atividade física traz para a prevenção, controle e redução de problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade e até mesmo depressão e ansiedade são mais que comprovados e aprovados por todas as áreas ligadas a saúde.
Nesse trabalho nossa pesquisa e avaliação se direcionaram para reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação de pessoas com quadro clinico de hipertensão.
Nos últimos anos inúmeros trabalhos científicos têm confirmado uma forte associação entre maior nível de atividade física e menor risco de doenças cardiovasculares.
Em entrevista ao Dr. Drauzio Varella, a Dra. Silvia Pinella afirma que a atividade física é essencial para o controle da pressão arterial.
“Ela melhora a performance cardíaca e faz o pulmão trabalhar melhor. Antigamente se preconizava apenas os exercícios aeróbicos (corrida, bicicleta, caminhadas, natação) para os hipertensos que não deveriam fazer exercícios anaeróbicos, por exemplo, musculação, porque a resistência própria desse tipo de exercício faz a pressão subir. Desde que a pressão esteja controlada, eles podem fazer musculação três vezes por semana, contanto que mantenham constante a prática dos exercícios aeróbicos.
A única coisa que se pede é que haja um controle dos níveis da pressão para que a pessoa possa fazer os exercícios com mais segurança. O hipertenso tem um padrão de resposta ao exercício diferente: tanto a máxima (sístole) quanto a mínima (diástole) sobem e, porque a abertura dos vasos