anatomia
A posição anatômica é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo. As discussões sobre o corpo, o modo como se movimenta, sua postura ou a relação entre uma e outra área assumem que o corpo como um todo está numa posição específica chamada POSIÇÃO ANATÔMICA. Deste modo, os anatomistas, quando escrevem seus textos, referem-se ao objeto de descrição considerando o indivíduo como se estivesse sempre na posição padronizada.
O corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para a frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte.
2. Distinga os vários planos e eixos utilizados para o estudo do movimento humano.
Plano sagital: Divide o corpo verticalmente em metade direita e esquerda. Plano vertical no sentido Antero-Posterior
Plano Frontal ou Coronal: Divide o corpo verticalmente em metade anterior e posterior. Plano vertical no sentido Lateral.
Plano Transverso ou Horizontal: Divide o corpo horizontalmente em metade superior e inferior. Plano paralelo ao solo.
Eixo Sagital: Perpendicular ao plano Frontal e definido pela intersecção dos planos Sagital e Transverso
Eixo Frontal: Perpendicular ao plano Sagital e definido pela intersecção dos planos Frontal e Transverso.
Eixo Longitudinal: Perpendicular ao plano Transverso e definido pela intersecção dos planos Sagital e Frontal.
3. Caracterize os vários tipos de ossos estudados.
Existem os ossos longos, que apresentam uma dimensão maior que as outras duas, (comprimento), tendo como funcionalidade o trabalho de alavanca, como por exemplo o úmero.
Ossos curtos, não predomina nenhuma dimensão, sendo a sua funcionalidade, movimentos delicados e absorção de choques, como por exemplo os ossos das mãos e dos pés.
Chatos e Planos , apresentam uma