anatomia vegetal-botânica
ÁREA DE BOTÂNICA
Disciplina: Botânica A
Engenharia Agrícola e Ambiental – Turma EAA(2014.2)
Estudo Dirigido de Botânica – Morfologia e Anatomia
1).Faça uma tabela de duas colunas e cinco linhas descrevendo e ilustrando nela as diferenças entre uma Liliopsida e uma Magnoliopsida quanto ao tipo de raiz, nervura foliar, feixes líbero-lenhosos no caule, número de verticilos florais e quanto ao número de cotilédones.
LILIOPSIDA
MAGNOLIOPISIDA
Raiz em feixe fasciculada, em cabeleira
Raiz pivotante ou axial
Folhas com nervura paralela
Folhas com nervuras reticuladas
Feixes vasculares dispostos irregularmente
Feixes vasculares dispostos em círculo
Flor trímera ,elementos florais em números múltiplos de 3
Flor tetrâmera ou pentâmera
Um cotilédone sem reserva
Dois cotilédones com ou sem reserva
A-magnoliopsida. B-liliopsida
2) Quais os tipos de tecidos são encontrados em uma planta? Cite cada um deles descrevendo a sua função. Tecidos meristemáticos, tecidos de revestimento, tecidos fundamentais e tecidos vasculares.
Os meristemáticos formam os tecidos e fazem o crescimento da planta. São formados por células pequenas e com grande capacidade de divisão, podem ser classificados como primários ou secundários. Os tecidos de revestimento, protegem mecanicamente as superfícies externas das plantas e realizam funções como aeração dos tecidos internos e reduzem a perda de água.
Os tecidos fundamentais são representados pelos parênquimas e pelos tecidos de sustentação. O parênquima clorofiliano possui células com grande quantidade de cloroplastos, sendo o principal local de realização da fotossíntese. O parênquima amilífero possui células que armazenam amido como substância de reserva. O parênquima aerífero acumula ar em seu interior permitindo, por exemplo, a flutuação de plantas aquáticas. Já o parênquima aquífero armazena água em seu interior e é muito comum em plantas de