Anatomia sistema excretor
ODONTOLOGIA – 2ª SÉRIE
ANATONIA BÁSICA
PROFESSORA: CARLA MARIA DE CARVALHO
RESUMO
SISTEMA URINÁRIO
TERESINA-PI
2013
O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.
Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral. Cada rim é formado de tecido conjuntivo, que sustenta e dá forma ao órgão, e por milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal.
O néfron é uma longa estrutura tubular microscópica que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula de Bowman, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal; este desemboca em um tubo coletor. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.
O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de arteríolas aferentes. Este sangue arterial é conduzido sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Essa pressão tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cápsula de Bowman, processo denominado filtração. Essas substâncias extravasadas para a cápsula de Bowman constituem o filtrado glomerular.
O filtrado glomerular passa em seguida para o túbulo contorcido proximal. Nesse túbulo, ocorre reabsorção ativa de sódio. A saída desses íons provoca a remoção de cloro, fazendo com que a concentração do líquido dentro desse tubo fique menor do que do plasma dos capilares que o envolvem. Com isso, quando o líquido percorre o ramo descendente da alça de Henle, ao que chamamos reabsorção.
Dessa forma, estima-se que em 24 horas são filtrados cerca de 180 litros de fluido do