Anatomia Seccional MMSS
O membro superior é caracterizado por sua mobilidade e capacidadede segurar, golpear e realizar atividades motoras finas (manipulação).
Essas características são especialmente acentuadas na mão ao realizaratividades manuais como abotoar uma camisa. Há interação sincronizadaentre as articulações do membro superior para coordenar os segmentosinterpostos e realizar movimento uniforme e eficiente na distância ou posiçãomais adequada para uma tarefa específica. A eficiência da função da mão éresultante principalmente da capacidade de colocá-la na posição apropriadapor movimentos nas articulações escapulotorácica, glenoumeral do cotovelo,radiulnar e do punho.
A articulação escapulotorácica é uma "articulação" fisiológica, na qualhá movimento entre estruturas músculo-esqueléticas (entre a escápula e osmúsculos associados e a parede torácica), e não uma articulação anatômica,na qual há movimento entre elementos esqueléticos que se articulamdiretamente. A articulação escapulotorácica é o local onde ocorrem os movimentos escapulares de elevação-depressão, protração-retração e rotação.
1.1 - Ombro
O ombro é o segmento proximal do membro que se superpõe a partes dotronco (tórax e dorso) e à região lateral inferior do pescoço. Inclui as regiõespeitoral, escapular e supraclavilar lateral e é constituído sobre metade docíngulo do membro superior. O cíngulo do membro superior é um anel ósseo,incompleto posteriormente, formado pelas escápulas e clavículas ecompletado anteriormente pelo manúbrio do esterno (parte do esquelo axial).
1.2 - Cingulo do Membro Superior
Cíngulo (raiz) do membro superior ou Cintura Escapular constitui a raiz de implantação do membro superior. Dois ossos entram na sua formação. São a CLAVÍCULA e a ESCÁPULA.
1.3 - Clavicula
Osso longo e par, que apresenta um corpo (diáfise) e duas extremidades (epífises). Tem formato de "S" e forma a porção ventral da cintura escapular.
Diáfise