Anatomia SD
Qual a função do sistema digestório? Vai modificar o alimento quimicamente, mecanicamente, para tornar esse alimento mais rápido de ser absorvido. O alimento entra numa forma macroscópica e será absorvido de uma forma microscópica.
Para cada função terá um órgão numa forma específica.
Modifica mecânica, por pressão e mastigação e quimicamente o alimento ingerido, absorver água e nutrientes e expulsar os resíduos, eliminados sob a forma de fezes.
Características – órgãos adaptados para realizar a função, alguns órgãos terão enzimas (atividade enzimática) para reduzir esse alimento quimicamente e em quase todo o sistema digestório tem a característica especial, que é a motilidade = peristalse (contração da musculatura lisa que envolve o tubo digestório para poder empurrar o alimento para baixo).
O diafragma é a musculatura que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal, que servirá principalmente para a respiração. Formando o teto da cavidade abdominal e o fundo da cavidade torácica.
O sistema digestório para chegar a cavidade abdominal precisa passar através do diafragma.
O peritônio é um saco que envolve quase todas as vísceras abdominais, possui duas membranas (uma vai revestir a parede da cavidade abdominal, vai plastificando cada um dos órgãos mais internos).
Cavidade oral – se divide em duas partes: vestíbulo da boca e a cavidade oral propriamente dita.
Qual é o limite da cavidade oral? Limite superior = céu da boca ou palato duro e palato mole, limite anterior = os lábios ou rima bucal (orifício interlabial), limite inferior = língua ou musculatura do assoalho da boca, limite posterior = a úvula (prega mucosa, que forma os arcos dos palatoglossos), limite lateral = bochechas.
Arco palatoglosso = liga o palato a língua e arco palatofaríngeo = liga o palato a faringe.
Entre um palato e outra há as amídalas ou tonsilas