anatomia resum o
Porção de condução: orgão tubulares cujo a função é levar o ar respirado até a função respiratória, representadas pelo pulmão e destes conduzir o ar expirado eliminando o CO2. Assim dos pulmões o expirado é conduzido pelos brônquios a traqueia, órgãos que funcionam apenas como tubos condutores de ar.
Porção de respiração
Existe, a faringe, a laringe e o nariz, a laringe é orgão responsável pela fonação, a faringe está relacionada com o sistema digestivo.
Nariz: Seios paranasais, cavidade nasal, nariz externo
Nariz externo: Base, dorso e ápice do nariz variando de acordo com a etnia, o nariz é osteo-cartilagenoso, além dos ossos nasais e porções das duas maxilas fazem parte dos ossos do nariz, diversas cartilagens nasais.
Cavidade nasal: é dividida pelo septo nasal em direita e esquerda, dividido por parte cartilaginosa e óssea, pelo osso vômer e lâmina perpendicular do osso etimoide. As conchas nasais existem para aumentar a superficie mucosa da cavidade nasal, pois é essa superficie mucosa que umedece e aquece o ar inspirado condicionando-o para que seja maior aproveitado na hematose que se dá ao nível dos pulmões. A cavidade nasal pode ser dividida em vestibulo região respiratoria e região olfatoria. Situa-se superiormente a cavidade bucal, dela separado pelo palato duro e mole.
Seios paranasais: Alguns ossos do crânio entre eles o maxila, o frontal, o esfenoide e o etmoide, denominadas seios paranasais, cuja função são obscuras, as paredes osseas que separam os seios paranasais da cavidades são muito finas, podendo ser rompida em processos patológicos. Acrescenta-se o fato que os seios paranasais forrados por mucosas continua com aquela que atapeta a cavidade nasal. O seio esfenoidal desemboca acima da concha superior, os seios etimoidais no meato superior e médio sendo que neste último abrem-se também orificios de comunicação com os seios frontal e maxilar.
Faringe
É um tubo muscular associado a dois