Anatomia reprodutora feminina
2) Identificar os órgãos constituintes do Sistema reprodutor feminino e caracterizar suas estruturas;
Os órgãos do Sistema Reprodutor Feminino são divididos em internos e externos.
ÓRGÃOS EXTERNOS:
São o monte do púbis, os lábios maiores e menores do pudendo, o clitóris, os bulbos do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores e menores. Os sinônimos vulva e pudendo incluem todas essas partes. A vulva serve: * Como tecido sensitivo e erétil para excitação e relação sexual; * Para orientar o fluxo de urina; * Para evitar a entrada de material estranho no trato urogenital.
O pudendo feminino (vulva) constitui a parte externa dos órgãos genitais femininos.
Fundamentalmente ele é representado por uma abertura fusiforme de grande eixo anteroposterior, de bordas muito acidentadas, e situada no períneo, imediatamente por trás da sínfise da pube.
Constituindo como que uma moldura para essa abertura fusiforme, encontramos duas bordas salientes e roliças que descrevem um semi-arco de cada lado, de convexidade lateral, de convexidade lateral e que recebem o nome lábios maiores do pudendo. Esses proporcionam proteção indireta para o clitóris e óstios da uretra e da vagina.
Cada lábio maior é preenchido principalmente por um processo digital de tecido subcutâneo frouxo, contendo musculo liso e a extremidade do ligamento redondo do útero.
As faces externas dos lábios maiores na mulher adulta são cobertas por pele pigmentada contendo muitas glândulas sebáceas e por pelos pubianos. As faces internas dos lábios são lisas, rosadas e não possuem pelos.
Os lábios maiores unem-se anteriormente, nas proximidades da sínfise da pube, formando um ângulo agudo que se denomina comissura anterior.
O mesmo acontece posteriormente, no centro do períneo, constituindo a comissura posterior. Essa comissura geralmente desaparece após o primeiro parto