Anatomia, Osteologia
Funções dos Ossos 1-Sustentação do corpo; 2-Atuam como alavancas; 3-Dão proteção a órgãos; 4-Servem de apoio p/ músculos e tendões; 5-Reservas de minerais (especialmente o cálcio e fósforo); 6-Função hematopoiética (medula óssea).
Obs: A função hematopoiética é a produção de células sanguíneas através da medula óssea vermelha.
Exoesqueleto – são formações duras, situadas externamente no corpo de alguns animais. Ex: casco de tartaruga e tatu.
Endoesqueleto – é o arcabouço interno, objeto de estudo da osteologia.
DIVISÕES DO ESQUELETO
O esqueleto é dividido em três grandes partes, que são:
Axial – é formado pelos ossos do crânio, coluna vertebral, costela e esterno.
Apendicular – é representado pelos ossos dos membros torácicos e pélvicos.
Visceral – é constituído por alguns ossos situados em vísceras de algumas espécies, como o osso do pênis do cão e do gato e os ossos do coração do boi.
NÚMERO DE OSSOS NO ESQUELETO
A quantidade de ossos no corpo dos animais varia de espécie para espécie e também de acordo com a idade. O animal adulto apresenta um menor número de unidades ósseas, devido a fusão de alguns ossos ou partes, diferente dos jovens, que os possuem separados.
CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS
Ossos longos – são aqueles onde o comprimento predomina sobre as demais dimensões. Possuem duas epífises, uma diáfise e uma cavidade medular. Ex: fêmur, úmero, ulna.
Ossos curtos – são aqueles onde suas dimensões são equivalentes. Ex: ossos do carpo e tarso.
Ossos laminares – são aqueles em que a largura e o comprimento predominam sobre a sua espessura, tem forma de lâmina. Ex: escápula.
Ossos irregulares – são de formato completo, não se enquadram em nenhuma figura geométrica conhecida. Ex: as vértebras e os ossos da base do crânio
Ossos pneumáticos – são os ossos que contem ar em seu interior. Ex: alguns ossos do crânio, como maxilar e frontal, além de alguns ossos longos das aves.
Ossos sessamóides – são também