Anatomia Membro inferior
1. Indivíduo na posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede);
2. Com a face voltada para frente e olhar direcionado para o horizonte;
3. Membros superiores estendidos aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente;
4. Membros inferiores unidos com as pontas dos pés dirigidos para frente.
Os ossos planos ou laminares são constituídos de 2 camadas de substância óssea compacta com 1 camada intermediária de osso esponjoso. Assim, díploe é a camada esponjosa interposta nos ossos da calvária e que contém números canis venosos.
O crescimento corporal ocorre nas epífises ósseas que são constituídas de cartilagem através dessa regra: “para o cotovelo eu vou do joelho eu fujo.”
Os ossos são ricamente supridos por artérias que penetram em seu interior atravessando o periósteo (membrana de tecido conjuntivo denso, vascularizado, fibroso e resistente que envolve os ossos). Sabe-se que o osso é mais compacto na periferia e esponjoso no centro. As artérias nutrícias, próximo ao centro da diáfise passam obliquamente através do osso compacto (orifício ou forma nutrício) e entram na cavidade medular dividindo-se em ramos proximal e distal. Estes suprem tanto a parte interna do tecido ósseo compacto da diáfise quanto o tecido ósseo esponjoso e medula vermelha, até as placas epifisárias e o tecido ósseo das metáfises.”As extremidades dos ossos longos, com exceção das superfícies articulares contêm muitos forames para os vasos sanguíneos, próximos às margens das superfícies articulares (mais calibrosos geralmente para as veias).No corpo dos ossos longos, os forames vasculares são muito menores, pouco visíveis exceto 1ou 2 grandes forames nutrício (art.