ANATOMIA II Sistema Digestivo Recente
Generalidades:
Sistema responsável pela preensão, mastigação, deglutição, digestão e absorção dos alimentos ingeridos, e eliminação de produtos sólidos do catabolismo, sob a forma de fezes.
Consiste em:
(1) um longo tubo muscular (canal alimentar) que começa nos lábios e termina no ânus, e inclui: boca (e cavidade bucal), faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
(2) glândulas localizadas fora do tubo digestório, e que esvaziam suas secreções no tubo, incluindo: glândulas salivares, fígado e pâncreas.
Boca e Cavidade Bucal I:
Estrutura – comunica-se anteriormente com o exterior pela rima bucal, circundada pelos lábios e, posteriormente, com a parte bucal da faringe ou orofaringe, através do istmo das fauces. Lateralmente, é limitada pelas bochechas, superiormente pelo palato, e inferiormente pelo assoalho da boca, onde encontramos os dentes, as gengivas, e a língua.
Divisão – A cavidade bucal pode ser assim dividida:
Vestíbulo da Boca – espaço entre lábios e bochechas, e gengivas e dentes.
Cavidade Bucal Propriamente Dita – é o restante da cavidade bucal
Boca e Cavidade Bucal II:
Lábios e Bochechas
Lábios – possuem uma superfície externa revestida pela pele, e suas bordas livres e rosadas representam uma transição entre a pele e a membrana mucosa. O interior do lábio apresenta fibras musculares estriadas com tecido conjuntivo fibrelástico.
Bochechas – situadas nas paredes laterais da boca, contém vários músculos acessórios da mastigação.
Boca e Cavidade Bucal III:
Palato e Istmo das Fauces
Palato – vulgarmente chamado de “céu da boca”, forma o teto da cavidade bucal, e a separa da cavidade nasal. É constituído por duas partes:
Palato Duro – anterior e ósseo (ossos maxilares e palatinos).
Palato Mole – posterior e muscular, termina posteriormente em uma projeção cônica, a úvula, e, lateralmente, em duas pregas, formadas por músculos do mesmo nome: o arco palatoglosso, mais anterior, e o arco palatofaríngico,