Anatomia humana
DISCIPLINA: MORFOLOGIA HUMANA
TRABALHO - SISTEMA ARTICULAR
1. Conceitue articulação.
R: Uma articulação é a junção entre uma ou mais peças esqueléticas,seja ossos ou cartilagens.São as articulações que têm como função principal manter em contato todos os ossos do esqueleto.
2. Classifique as articulações de acordo com o elemento que se interpõe às superfícies articulares.Defina cada tipo.
R: As articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O critério para esta divisão é o da natureza do elemento que se interpõe às peças que se articulam. Articulações Fibrosas:
As articulações nas quais o elemento que se interpõe às peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso são ditas fibrosas. O grau de mobilidade delas, sempre pequeno, depende do comprimento das fibras interpostas. Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose.
Articulações Cartilaginosas:
As articulações cartilagíneas são articulações que apresentam um disco de cartilagem, que fixa dois ou mais ossos, permitindo poucos e limitados movimentos.
Articulações Sinoviais:
As articulações sinoviais incluem a maioria das articulações do corpo. As superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. A articulação pode ser dividida completamente ou incompletamente por um disco ou menisco articular cuja periferia se continua com a cápsula fibrosa, enquanto que suas faces livres são recobertas por membrana sinovial.
3.Cite exemplos de articulação fibrosa:
R: Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose.
As suturas, que são encontradas somente entre os ossos do crânio, são formadas por várias camadas fibrosas, sendo a união suficientemente íntima de modo a limitar intensamente os movimentos, embora confiram uma