Anatomia Humana, Pequena e Grande Circulação
Rogério Junior
Anatomia Humana. CTTMAR
Vanessa Ghattás
Itajaí, 30 de Outubro de 2013
Pequena e grande circulação
Na pequena circulação a artéria pulmonar parte do ventrículo direito e se bifurca logo em artéria pulmonar direita e artéria pulmonar esquerda, que vão aos respectivos pulmões. Assim que entram nos pulmões, ambas se dividem em tantos ramos quantos são os lobos pulmonares.
Os gases respiratórios podem atravessar facilmente as paredes dos capilares, o oxigênio do ar pode passar dos ácinos pulmonares para o sangue, já o anidrido carbônico abandona o sangue e entra nos ácinos pulmonares que em seguida é lançado para fora. Os capilares fazem seguimento as vênulas que se reúnem entre si até formarem as veias pulmonares, que seguem o percurso das artérias ate serem lançadas na aurícula esquerda.
A artéria pulmonar contém sangue escuro, sobrecarregado de anidrido carbônico (sangue venoso) as veias pulmonares contêm sangue que abandonou o anidrido carbônico e se carregou de oxigênio, tomando a cor vermelha (sangue arterial).
Na grande circulação a aorta é o ponto de início, parte do ventrículo esquerdo formando um grande arco, que se dirige para trás e para a esquerda, segue verticalmente para baixo, seguindo a coluna vertebral, depois atravessa o diafragma, penetrando na cavidade abdominal. Ao fim do seu trajeto, a aorta se divide nas duas artérias ilíacas, que vão aos membros inferiores.
Da aorta se destacam numerosos ramos que levam o sangue a várias regiões do organismo. São elas: artérias subclávias que vão aos membros superiores. Artérias carótidas que levam o sangue à cabeça.
Da aorta torácica partem as artérias bronquiais, que vão aos brônquios e aos pulmões, as artérias do esôfago e as artérias intercostais.
Trocas gasosas/circulatória
As trocas gasosas recebem o nome