Anatomia geral do sistema nervoso
Prof. Francine
Organização do Sistema Nervoso
Sistema Nervoso
Sistema Nervoso Central
Sistema Nervoso Periférico
Encéfalo
Medula espinhal
Divisão Aferente
Divisão Eferente
Neurônios Sensitivos Somáticos
Neurônios Sensitivos Viscerais
Sistema Nervoso Autônomo
Sistema Nervoso Somático
Parte Simpática
Parte Parassimpática
Componentes do Sistema Nervoso
Neurônios: Unidade Morfofuncional do SN Não se multiplicam após o nascimento, exceto os neurônios do bulbo olfatório, cerebelo e epitéfalo olfatório.
Estrutura de um neurônio: Núcleos
Corpo Celular
Centros
Gânglios
Neurônio
MEDULA
Conduz estímulos (informações) que se originam da pele, articulações e dos músculos para o cérebro e vice-versa.
A substância cinzenta não é homogênea ao longo da medula espinhal.
TRONCO CEREBRAL/TRONCO ENCEFÁLICO
O bulbo conecta a medula espinhal com a ponte. Contém vários tratos que atuam recebendo e enviando as informações motoras e sensitivas. Muitos núcleos importantes estão situados no interior do bulbo, controlando o ritmo cardíaco, a pressão sangüínea e a respiração. Em razão se sua importância com relação às funções vitais, o bulbo é muitas vezes chamado de centro vital.
A ponte se estende do mesencéfalo até o bulbo. A ponte também tem papel importante na regulação do padrão e ritmo respiratórios. Lesões nessa estrutura podem causar graves distúrbios no ritmo respiratório.
O mesencéfalo se estende da porção inferior do diencéfalo até a ponte. Como o resto das estruturas do tronco encefálico, o mesencéfalo recebe e envia informações motoras e sensitivas. O mesencéfalo também contém núcleos que funcionam como centros reflexos para a visão e para a audição.
CEREBELO
O cerebelo relaciona-se com os ajustes dos movimentos, equilíbrio, postura e tônus muscular. Ao contrário do cérebro, cada hemisfério está mais relacionado com o mesmo lado do corpo. Lesões do