Anatomia dos sistema
Introdução
As funções orgânicas, bem como a integração do animal ao meio ambiente está na dependência de um sistema especial denominado Sistema Nervoso; isto significa que este sistema controla e coordena as funções todas as funções do organismo e ainda, recebendo estímulos aplicados à superfície do corpo animal, é capaz de interpretá-los e desencadear eventualmente, respostas adquadas a estes estímulos. Assim, mutias funções do sistema nervoso dependem da vontade e muitas outras ocorrem sem que tenhamos consciência.
Quando o sistema nervoso recebe um estímulo, interpreta e desncadeia uma resposta; os seres vivos estão continuamente se ajustando ao meio ambiente e para que exista este ajuste, ele possui algumas propriedades: irritabilidade, condutibilidade e contratilidade, quem executa é a célula muscular.
O tecido nervoso está constituído por neurônios, células nervosas que transmitem impulsos e neróglia que são as células gliais que dão suporte aos neurônios.
Neurônio
É o componente fundamental morfofuncional do sistema nervoso; ele possui a capacidade de responder à estímulos, originando e conduzindo sinais elétricos. Neurônios maduros são incapazes de sofrerem mitose-uma vez completado o desenvolvimento embrionário, as células nervosas não podem ser repostas quando morrem ou são destruídas; no entanto, sob condições apropriadas, os prolongamentos periféricos dos neurônios que foram lesionados ou seccionados, podem ser reparados, restabelecendo o suprimento nervoso para as estruturas afetadas. Está formada por:
Corpo celular ou pericário-normalmente localizado no sistema nervoso central em núcleos e no sistema nervoso periférico, em gânglios.
Prolongamentos: dendritos são processos neuronais que captam estímulos e os conduzem para o corpo celular.
Axônio, único, é o prolongamento neuronal que conduz os impulsos do corpo celular, podem ser curtos ou longos.
Telodendro é a arborização terminal, a extremidade distal de cada