Anatomia dos animais domésticos i
Planos Tangenciais: Tangenciam externamente o animal em seis lados, podem ser reais ou imaginários (em nível de campo). São eles:
-Dorsal: Tangencia a parte superior do quadrúpede
-Ventral: Tangencia a parte inferior do quadrúpede
-Cranial: Tangencia a parte frontal do quadrúpede
-Caudal: Tangencia a parte posterior do quadrúpede
-Laterais: Tangenciam em perfil o quadrúpede
Planos Seccionais: Cortam imaginariamente o corpo do animal em duas partes, formando um eixo que pode ser homopolar ou heteropolar. São eles:
-Longitudinal Mediano: Separa a parte lateral da lateral
-Transversal ou Vertical: Separa a parte cranial da caudal
-Horizontal ou Frontal: Separa a parte dorsal da ventral
Eixos de Secção: Existem três eixos que auxiliam a localizar as estruturas no interior do corpo do animal. Os eixos são:
Eixo Craniocaudal: Obtido ao se traçar uma linha reta a partir do ponto de intersecção das diagonais do Plano Cranial até o ponto de intersecção do Plano Caudal.
Eixo Dorsoventral: Obtido ao se traçar uma linha reta a partir do ponto de intersecção das diagonais do Plano Dorsal até o ponto de intersecção do Plano Ventral.
Eixo Laterolateral: Obtido ao se traçar uma linha reta a partir do ponto de intersecção das diagonais de um Plano Lateral ao outro.
Nota: Quando secciona-se a cabeça de um animal transversalmente, a parte voltada para a frente ou para ponta do nariz passa a denominar-se Rostral ou Oral (Boca), e a voltada para trás torna-se Aboral ou Caudal.
Nota: Ao se colocar um ponto como referência em algum lugar do animal, a parte do osso do membro pélvico ou torácico mais próxima do ponto denomina-se proximal, enquanto a mais distante, ou oposta do mesmo osso denomina-se distal.
Porções do Esqueleto:
Esqueleto Axial
-Cabeça
-Coluna Vertebral
-Costelas
-Esterno
Esqueleto Apendicular
-Membros Torácicos
-Membros Pélvicos
Esqueleto Visceral ou Esplâncnico
-Osso