Anatomia do Olho
Nós usamos nossos olhos em praticamente tudo que fazemos.
O olho nos permite ver e interpretar as formas, as cores e as dimensões dos objetos por um processo de refletir ou emitir luz. Ele consegue ver objetos na luz ofuscante e na luz luminosa, mas não consegue vê-los quando não há luz nenhuma.
O olho transforma os raios de luz em sinais elétricos e depois os envia para o cérebro. Este, por sua vez, traduz os sinais em imagens visuais.
Entre as partes mais importantes do olho humano estão a íris, a córnea, o cristalino, a retina, a conjuntiva, a mácula e o nervo óptico.
Ok Córnea
A córnea é, muitas vezes, considerada a “janela do olho”. É ela quem tem o poder de focalizar a luz que é dimensionada para o olho. A córnea é composta de cinco camadas de tecido.
A camada exterior, chamada de epitélio, é a camada protetora do olho. Ela é composta por células altamente regenerativas, que conseguem se refazer dentro de três dias e, por essa razão, permitem que os ferimentos se cicatrizem rapidamente.
Já as camadas internas do olho são responsáveis pela sua força. O procedimento de correção da visão a laser é realizado nesta parte do olho.
Cristalino
O cristalino é uma estrutura clara que fica localizada atrás da pupila. Sua principal função é prover fino-ajuste para o foco e a leitura. O cristalino realiza esta função alterando sua própria forma, conforme necessidade. Entre os 40 e 50 anos, a lente perde esta flexibilidade, podendo a pessoa adquirir Presbiopia. Aos 60 ou 70 anos, a lente pode se tornar escura e dura (formação da catarata), impedindo a entrada da luz no olho.
Ok Pupila
A pupila é o círculo preto que nós vemos nos olhos das pessoas. Uma importante função da pupila é controlar a quantidade de luz que vai para o olho. Quando estamos em um ambiente muito claro, a pupila se retrai, permitindo a entrada de apenas uma pequena quantidade de luz. Quando o ambiente está escuro, a pupila se expande, fazendo com que uma grande quantidade de luz