anatomia do joelho
Introdução 2
Osteologia do Joelho 3-5
ARTROLOGIA DO JOELHO 6-11
MIOLOGIA DO JOELHO 12-14
CONCLUSÃO 15 BIBLIOGRAFIA 16
Introdução
O joelho e uma articulação muito complexa, formado por diversas estruturas anatômicas que dão mobilidade, sustentação e flexibilidade ao corpo humano. Pois alem de ser formada por três estruturas ósseas (fêmur, tíbia e patela), ela e compostas de ligamentos, meniscos, músculos e cápsula articular, que agem em sintonia para dar a mobilidade necessária ao joelho. Este trabalho vai ter como objetivo desenvolver os principais aspetos da anatomia do joelho que nomeadamente, osteologia, artrologia e miologia.
Osteologia do Joelho
Fémur
O fémur é o único osso da coxa, situado entre a anca e o joelho articulam se com três ossos: o ilíaco, a rótula e a tíbia. Para além de ser o osso mais comprido do organismo, é o muito robusto e resistente. À semelhança de todos os ossos longos, o fémur também apresenta duas extremidades, denominadas epífises, e uma parte central, designada diáfise. A extremidade superior apresenta uma proeminência arredondada que se denomina de cabeça, encontrando-se orientada para cima, para dentro e para a frente de modo a encaixar-se na cavidade cotiloide do ilíaco, ao nível da anca ou articulação coxofemoral.
A cabeça encontra-se unida à diáfise através de um segmento mais estreito e oblíquo, denominado colo, cuja base apresenta duas proeminências destinadas à inserção de músculos muito importantes, denominados grande trocânter e pequeno trocânter. A diáfise (corpo), tem uma forma semelhante a um prisma triangular. A epífise inferior apresenta duas proeminências em ambos os lados, as quais devem permitir a articulação do joelho com a tíbia, sendo denominadas de côndilo externo e côndilo interno.
Estas encontram-se separadas na