Anatomia da pele
CAROLINE GÓES
EDILANE GEISA
MATHEUS SILVA
ODILENE CARDOSO
VALÉRIA KOGA
ANATOMIA
MACAPÁ-AP
2012
FACULDADE ESTÁCIO SEAMA
ANATOMIA DA PELE
Trabalho apresentado para avaliação parcial de G2 do 2 semestre da disciplina de Anatomia do curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio Seama, ministrado pelo Professor Charles Santana.
MACAPÁ-AP
2012
Introdução
Iremos tratar no trabalho a seguir sobre a anatomia da pele e anexos onde iremos abordar a sua origem, como se apresenta constituída , suas múltiplas funções, sendo ela um dos maiores órgãos do corpo, atingindo 16% do peso corporal. Na pele observam-se várias estruturas anexas que são os pêlos, unhas e glândulas sudoríparas e sebáceas.
Pele e Anexos
A pele recobre a superfície do corpo e apresenta-se constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica a epiderme, e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a derme. Abaixo e em continuidade com a derme está a hipoderme, que embora tenha a mesma origem da derme, não faz parte da pele servindo apenas de suporte e união com os órgãos subjacentes.
Camadas da pele: Epiderme: é constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica, a epiderme apresenta ainda três tipos de células: os melanócitos e as células de Langerhans e de Merkel, a espessura e a estrutura da epiderme variam com o local estudados, sendo mais espessa e complexa na palma da mão e do pé.
Camada basal ou germinativa: camada que repousa sobre a membrana basal e que separa a epiderme da derme é responsável pela constante renovação da epiderme. As células da camada basal contem filamentos intermediários constituídos de queratinas, a medida que a célula se diferencia e avança para a superfície o numero destes filamentos aumenta.
Camada espinhosa: constituída por células ligeiramente achatadas, de núcleo central com