anatomia cardiaca
O coração é um órgão muscular responsável pelo bombeamento do Sangue. Localiza-se no mediastino, está sobre o diafragma e inclinado para a esquerda.
Possui três camadas:
Endocárdio: revestimento interno do miocárdio que está em contato com o sangue.
Miocárdio: camadas intermediárias, musculares.
Epicárdio: camadas externas, superficiais.
Envolvendo o coração, encontra-se uma camada fibrosa fina com função de proteção do órgão chamada pericárdio. Entre esta camada e a superfície do coração há um discreto espaço na qual é preenchido por uma quantidade de mínima de líquido, que tem a função de lubrificar a superfície e reduzir o atrito, durante a contração do músculo cardíaco. Olhando internamente este órgão, nota-se 4 divisões denominadas câmaras sendo 2 átrios e 2 ventrículos. Anatomicamente são duas bombas (câmaras) de cada lado (D e E). À direita estão o átrio e ventrículo direito que são separados por uma válvula chamada de tricúspide, por onde passa sangue venoso.
À esquerda estão localizados o átrio esquerdo e ventrículo esquerdo separado pela válvula mitral (ou bicúspide) por onde passa sangue arterial. Essas válvulas localizam-se entre os átrios e os ventrículos e denominam se válvulas átrio-ventricular. Existem ainda duas válvulas chamadas de semilunares que estão situadas entre cada ventrículo e sua artéria correspondente, ou seja, a válvula entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar chama válvula pulmonar, aquela localizada entre o ventrículo esquerdo e a aorta é a válvula aórtica. A função das válvulas é a de manter o fluxo sanguíneo sempre em uma mesma direção.
As câmaras cardíacas são separadas por estruturas chamadas de septos. Entre os átrios existe o septo interatrial. Entre os ventrículos existe o septo interventricular. Entre os átrios e os ventrículos existe o septo atrioventricular. O peso do coração varia em torno de 300 g embora suas dimensões possam ser influenciadas pela