Anatomia aplicada a educação física i
UNIDADE II: OSTEOLOGIA
Com esta unidade você iniciará o estudo do Aparelho Locomotor que é formado pelos sistemas: ósseo, articular e muscular, constituintes da porção ativa do aparelho locomotor.
Competências
Conhecimento do esqueleto e suas divisões. Compreensão da classificação das articulações, eixos, movimentos e a importância clínica. Descrição dos principais acidentes dos ossos do esqueleto axial e apendicular
Objetivos
Descrever as funções, as formas, os tipos, as estruturas, as propriedades e os números dos ossos do corpo humano. Reconhecer e diferenciar os ossos do esqueleto axial e do apendicular, e das cinturas escapular e pélvica; Citar e reconhecer os principais acidentes anatômicos dos ossos do esqueleto.
Anatomia Aplicada a Educação Física I Professor: Leonardo Delgado
26
Conceito Etimólogo:
Osteologia é derivada das palavras ósteon que significa “osso”, e logos, que significa um “ramo de conhecimento”.
Conceito Anatômico:
É o estudo das formações intimamente ligadas ou relacionadas com os ossos, com eles formando um todo (esqueleto).
Ossos:
Ossos são como peças rijas, de número, coloração e forma variáveis, que quando unidos de forma apropriada formam o esqueleto, quanto a constituição são formados por vários tecidos, entre os quais predomina um tecido conectivo especializado (osteócitos), que em conjunto constituem o esqueleto. Os ossos são muito fortes, o que é surpreendente se levarmos em conta a sua leveza, constituem apenas 14% do peso total do corpo, relativamente ao próprio peso, são mais fortes do que o aço ou concreto armado. Um único filamento de colágeno, com apenas 1mm de espessura, é capaz de suportar um peso de até 10 kg.
Número de Ossos no Corpo Humano:
No individuo adulto, idade na qual se considera completa o desenvolvimento orgânico, o número de ossos é de 206, o que pode varia se levarmos em consideração os seguintes fatores: Idade: o número de ossos diminui do nascimento à senilidade.