Anatomia 1 Trabalho
1.Conceitue e cite as regras da nômina anatômica.
Antigamente eram bem distintas as formas de nomear uma nomina anatômica. Assim que as pessoas constatavam algo desconhecido nomeavam as ‘peças’ ao seu modo aleatoriamente, com seu movimento e nome.
Posteriormente as regras foram reajustadas para que seguisse um padrão na disciplina anatômica e com isso foram impostos algumas normas como : Primeiramente pronunciados em grego ou latim , para que depois pudessem traduzi-las para a língua do país que estaria a usufruir a nomina e, em certas ocasiões como em vértebras são usados apenas números romanos, como exemplo :
C – IV ( Quarta vértebra da cervical ) .
2. Explique os planos tangentes, eixos e planos de corte.
Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes a sua superfície, os quais, com suas intersecções, determinam a formação de um sólido geométrico, um paralelepipedo.São eles: plano ventral ou anterior, plano dorsal ou posterior, planos laterais direito e esquerdo, plano cranial ou superior, plano podálico ou inferior e plano caudal.
Planos de secção, que passam por sobre a superfície corpórea, dividindo-o em metades; os planos de cortes são eles: plano mediano sagital: divide o corpo em metade direita e esquerda. Plano coronal ou frontal: divide o corpo em ventral e dorsal. Plano transversal: são horizontais, planos paralelos ao cranial e ao podalico.
Eixos são linhas imaginárias traçadas no individuo considerado. Os eixos seguem três direções ortogonais: eixo sagital = ântero-posterior, eixo longitudinal = crânio-caudal e eixo transversal = látero-lateral.
3. Defina e exemplifique: normal, variação, anomalia e monstruosidade.
Normal - é quando a estrutura do corpo não tem nenhuma mudança, o corpo funciona normalmente, o que se encontra na maioria dos casos.
Variação – é o que foge do normal, sem prejuízo da função. Alguns fatores que podem causar as variações são: Sexo, raça,