ANAPAULABARBOSASOARES

1496 palavras 6 páginas
Texto 01
ARQUITETURA BRITÂNICA DO PÓS-GUERRA:“NEW BRUTALISM” E “URBANSTRUCTURING”

A continuidade do urbanismo racionalista Interesse da experiênciada construção de novas cidades – “new tows” – para descongestionar Londres. Com critérios de da estrita separação racionalista de funções relacionadas com alguns traços formais. As “new tows” foram realizadas segundo o método de acumulação do conhecimento – hipótese, experimento e verificação, cujo objetivo era criar cidades mais compactas: aumentando a densidade, diminuindo as distâncias e estruturando a new town em torno de um forte Civic Center.
A arquitetura do “new brutalism” Relação harmônica entre a política industrial e as aspirações sociológicas. A Arquitetura foi se desenvolvendo entre dois polos, debatendo-se em muitos momentos qual destes, dois constituía a alternativa ais ética, progressista e popular. A Escola de Hunstaton encabeçaria uma longa lista de obras que nos anos cinquenta desenvolveram as características desta arquitetura chamada neobrutalista: a estrutura do edifício aparente, a valorização dos materiais por suas qualidades inerentes e técnicos.
A contribuição teórica de Alison e Peter Smithson UrbanStructuring, texto de Smithson que explicitava muitas ideias que surgiam nas reuniões do Team 10, com propostas de novas possibilidades da revisão formal que podiam aparecer nas intervenções urbanas. Nele são estabelecidos cinco conceitos de modelos de: associação, identidade, crescimento, cluster (estrutura formal, onde qualquer reagrupamento é um cluster, uma espécie de termo comum que se usa durante o período de criação de novas tipologias ) e mobilidade.Este texto mostra com esta busca de um novo repertório formal na arquitetura recorrendo a figurações do expressionismo abstrato. Tudo apoiado na visão do novo humanismo formado pela eclosão das ciências sociais modernas e pelo pensamento do existencialismo francês, em especial Jean-Paul Sartre e Albert Camus. A visão da cidade, baseia-se

Relacionados