Anamorfose Geográfica
As anamorfoses geográficas são mapas esquemáticos. Esse tipo de produção cartográfica é feita sem escala, com representações que apresentam áreas com deformações calculadas matematicamente.
Nesse tipo de mapa, as áreas são diretamente proporcionais a um critério específico. A palavra anamorfose vem do grego “anamórphosis”, e seu significado é “formado de novo”.
Em Geografia essa técnica é usada para representar cartograficamente temas e visualizá-los de forma direta,pois produz alterações propositais nos tamanhos dos territórios, porém mantendo seus contornos. A superfície decada território cartografado vai variar proporcionalmente segundo a variável que se deseja mostrar. Um mapaanamórfico mostrando a população absoluta dos países, visualmente já mostrará essa variável em suas formas,pois os países com as maiores populações terão proporcionalmente territórios maiores. Além da população, variá-veis como por exemplo: o PIB, a exportação de produtos manufaturados, a mortalidade, etc.É um mapa de comunicação, nesse tipo de mapa, que faz-se uso de uma métrica (medida) não territorial. Usandoo como exemplo o Japão, que é bem mais populoso, num mapa anamórfico causará um impacto visual bem maiorque a menos populosa Austrália.Nesse exemplo o tamanho da população (e não sua extensão territorial), que fazem parte da métrica, que é amaneira de medir o mapa, é um dos elementos essenciais em um mapa.
Esse mapa de comunicação é bastante empregado na Geografia para representar temas. Nessa representação, a superfície de cada espaço cartografado muda proporcionalmente, de acordo com uma variável. Esse mapa é usado, principalmente, para expor dados estatísticos, como população, PIB, exportação de produtos manufaturados e mortalidade.
A anamorfose geográfica é um importante instrumento para análises comparativas. Esse